A conferência Portugal+ (leia-se Portugal Positivo) é um evento de networking e promoção de Portugal organizado no âmbito do 20º aniversário do primeiro jornal em linha das comunidades, o BOM DIA.
Esta é a segunda conferência de uma série que o BOM DIA iniciou em 2019, no Luxemburgo. O Portugal+ Paris deveria ter acontecido em 2020 na capital francesa, tendo sido adiado duas vezes por causa da pandemia.
Com a participação de personalidades relevantes da diáspora portuguesa e de Portugal, artistas, influenciadores, dirigentes de empresas e organizações portuguesas e das comunidades, serão abordados domínios em que Portugal e os portugueses se destacam.
Entre os convidados e conferencistas estão a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, o Embaixador de Portugal em França, Torres Pereira, o Cônsul-Geral em Paris, os dois deputados portugueses eleitos pela Europa, as cantoras Marina Pacheco, Avria e Sandrine Gameiro, e também o humorista José Cruz.
A conferência começa debatendo os efeitos psicossociais da pandemia nas comunidades portuguesas pelo Professor Doutor Ivandro Soares Monteiro, psicólogo clínico e psicoterapeuta.
Uma das novidades e ponto alto da conferência será um debate sobre as redes sociais e as comunidades portuguesas. Vários “influencers” portugueses e lusodescendentes, sobretudo residentes em França, partilharão as suas experiências nas distintas plataformas e como estes novos meios podem ser negócios inovadores.
Mais dois painéis completam a conferência. O debate subordinado ao tema “Economia e investimento será moderado por João Luís Sousa, diretor do jornal Vida Económica, contando com a participação de empresários e juristas, para debater as relações económicas entre Portugal e a diáspora, com destaque para o imobiliário e os produtos agro-alimentares.
O debate dedicado à cultura conta com a participação do humorista José Cruz, a artista plástica Nathalie Afonso, a cantora lírica Marina Pacheco, os cineastas Christophe Fonseca e Philippe Machado, a cantora Sandrine Gameiro e o fundador da Compagnie des Rêves Lucides, Carlos Balbino.
Entre os distintos debates terão lugar momentos musicais com Sandrine Gameiro, Avria e Marina Pacheco, além de uma atuação de José Cruz.
O evento decorre no dia 26 de junho das 10:00 às 18:00 no centro de conferências Le Totem, em Paris.
O projeto Portugal+ teve o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros através de um sistema de apoio a associações da diáspora gerido pela Direção-Geral de Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas. A missão de promover Portugal e a língua portuguesa no estrangeiro, de criar laços de pertença entre as comunidades, de induzir melhorias ao nível dos processos de integração daquelas nos seus países de acolhimento e ainda de aumentar a sua visibilidade e com isso o seu poder e auto-estima, reforça o reconhecimento do BOM DIA como meio de comunicação de interesse público.
É neste caminho que o jornal BOM DIA, e a associação que está na sua origem, pretende continuar o trabalho que vem sendo executado há 20 anos, fruto sobretudo do esforço dos seus colaboradores benévolos, num contexto em que os recursos financeiros disponíveis são parcos.
Novembro 05, 2021
Junho 22, 2021
Junho 22, 2020